O Sophos Firewall OS v19 MR1 introduz alterações em nosso licenciamento de suporte e futuros acessos a atualizações de firmware
Resumo da gestão
- A partir da v19 MR1, o suporte Enhanced ou Enhanced Plus se tornará um requisito para futuras atualizações de firmware.
- Não há alteração para clientes com uma assinatura de suporte válida (cerca de 80% dos clientes)
- Embora não haja mudança imediata para os 20% restantes que não possuem suporte hoje, eles precisarão adicionar suporte depois de usar sua alocação de três upgrades gratuitos.
Atualmente planejado para 19 de julho de 2022, o soft release do Sophos Firewall OS (SFOS) v19 MR1 apresentará algumas alterações no escopo de nosso licenciamento de suporte e acesso futuro a atualizações de firmware.
O que está mudando?
Quando um firewall estiver executando v19 MR1 ou posterior, as atualizações de firmware subsequentes exigirão uma assinatura de suporte válida. Para permitir que os clientes sem suporte tenham tempo suficiente para adicionar a assinatura, as três primeiras atualizações de firmware após o MR1 serão gratuitas.
Uma vez esgotada a alocação de três atualizações gratuitas, o requisito de suporte entra em vigor e outras atualizações de firmware só serão possíveis se uma assinatura de suporte válida estiver disponível.
- Uma assinatura de suporte válida pode ser Enhanced ou Enhanced Plus.
- As atualizações de firmware só serão restritas se não houver uma assinatura de suporte válida.
Isso não se aplica a:
- Atualizações de firmware do assistente de instalação
- Atualizações obrigatórias de firmware, hotfixes e atualizações de padrões
- Re-imagem do dispositivo usando um ISO
- Licenças de uso doméstico
- Licenças de avaliação
- e durante as três alocações de atualização de firmware gratuitas.
Como isso afeta você/seus clientes?
Clientes que têm uma assinatura de suporte válida
Para aproximadamente 80% dos clientes do Sophos Firewall que já possuem uma assinatura válida de suporte Enhanced ou Enhanced Plus, não haverá alteração.
Clientes que não possuem uma assinatura de suporte
Os clientes que têm apenas uma licença Base ou uma assinatura de segurança individual à la carte sem suporte hoje, não precisam tomar nenhuma ação imediata. No entanto, para continuar recebendo atualizações de firmware, eles precisarão adicionar uma assinatura de suporte depois de usar sua alocação de três atualizações de firmware gratuitas após a instalação do MR1.
Clientes que têm uma licença de avaliação
Os clientes com uma licença de avaliação não são afetados, pois isso inclui suporte para o período de avaliação.
Clientes que têm uma licença Home
Os clientes com uma licença Home não são afetados.
Observação: as três limitações de atualização gratuita mencionadas abaixo se aplicam apenas a clientes sem uma assinatura de suporte ativa.
O que significa a alocação de três atualizações de firmware gratuitas?
A alocação de três atualizações de firmware adia a aplicação do requisito de suporte mesmo quando não há assinatura de suporte ativa. Isso é um acréscimo à atualização de firmware do assistente de instalação inicial.
- As atualizações gratuitas estão incluídas para cobrir casos de uso, como quando um cliente recebe um novo dispositivo executando um firmware mais antigo para o qual há uma atualização disponível.
- Isso garante que novos clientes tenham um período de carência após a compra inicial, quando podem não ter ativado todas as licenças ou estar totalmente cientes do requisito de suporte.
- Uma mensagem de alerta será mostrada na interface do usuário que menciona o requisito de suporte e mostra as atualizações gratuitas restantes.
- Observação: esta mensagem aparecerá apenas para clientes sem uma assinatura de suporte ativa
Quais atualizações contam para a alocação de três atualizações gratuitas?
Qualquer versão de firmware do Early Access Program (EAP), General Availability (GA) ou Maintenance Release (MR) instalada após a atualização para a v19 MR1.
E quanto aos hotfixes (correções de segurança) e atualizações de padrões?
Essas atualizações continuarão a ser fornecidas para qualquer produto que ainda não tenha atingido sua data de fim de vida útil para todos os clientes e não serão deduzidas da alocação de três atualizações gratuitas para clientes sem suporte.
E se eu refizer a imagem do meu firewall?
A nova imagem do dispositivo com o ISO continuará a funcionar como hoje. Qualquer firewall sem uma assinatura de suporte também pode ser recriada com o ISO de qualquer firmware mais recente, que não será deduzido da alocação de três atualizações gratuitas. A recriação da imagem do dispositivo redefine a alocação de atualização gratuita quando não há assinatura de suporte ativa.
E a primeira atualização de firmware durante a instalação inicial?
As atualizações de firmware e o firmware obrigatório do assistente de instalação inicial funcionarão como hoje e não serão deduzidos da alocação de três atualizações gratuitas.
Como posso saber quantos upgrades ainda tenho?
Para clientes sem suporte, isso será mostrado na interface do usuário.
Como a atualização do firmware é restrita após o término das atualizações gratuitas?
Se você não tiver uma assinatura de suporte ativa e tiver usado sua alocação de atualização gratuita, outras atualizações de firmware NÃO serão possíveis. Isso se aplica a atualizações de firmware da interface do usuário, usando OpCode, SFLoader ou do Sophos Central. Os clientes precisarão adquirir uma assinatura de suporte para continuar recebendo atualizações.
Como isso afeta o fluxo de trabalho de backup-restauração?
Não há impacto no fluxo de trabalho de backup-restauração. As atualizações de firmware (incluindo atualizações gratuitas) são independentes da configuração do dispositivo e, portanto, a restauração de backup funcionará como hoje.
Por que a Sophos está fazendo essa mudança?
Embora essa prática seja nova para nós (com exceção do Sophos Switch), ela é o padrão para muitos de nossos concorrentes para seus firewalls, switches, pontos de acesso sem fio e muito mais.
O suporte deve ser uma parte essencial de todo projeto de firewall.
Como isso será comunicado?
Planejamos enviar e-mails para todos os parceiros que venderam/possuem e clientes que possuem o Sophos Firewall por volta de 14 de julho de 2022.
do original em: https://community.sophos.com/sophos-xg-firewall/b/blog/posts/faqs-sophos-firewall-v19-mr1-adds-support-requirement-for-future-firmware-upgrades